03/09/2010

Lisboa, uma cidade encantadora


Uma capital histórica, com um caráter e um encanto fora do comum, onde 800 anos de influências culturais diversificadas se misturam com as mais modernas tendências e estilos de vida, criando contrastes espetaculares.
No início da Época dos Descobrimentos, Lisboa enriqueceu ao tornar-se um importante centro para o comércio de jóias e especiarias, porém, o grande passo em frente da expansão portuguesa chegou em 1498, quando Vasco da Gama descobriu o Caminho Marítimo para a Índia.
Foi esse efetivamente o começo da Época de Ouro da cidade, caracterizada pelo estilo Manuelino na arquitetura. O Mosteiro dos Jeronimos e a Torre de Belém representam bem este estilo, com a utilização de motivos marítimos em sua decoração.
Ao longo dos séculos, Lisboa cresceu e foi mudando naturalmente e mais tarde, quando o centro da cidade foi destruído quase por completo pelo terremoto de 1755, foi o Marquês de Pombal que se encarregou da sua reconstrução, criando assim a chamada Baixa Pombalina, uma área comercial que ainda hoje mantém a maior parte de seus traços originais.
Típico e popular, o Bairro Alto possui muitos traços de modernidade, com lojas de roupa, design e muitos bares. O encontro de pessoas, num ambiente eclético e multicultural, é uma das boas razões para passear pelo bairro. Descendo o Bairro Alto chegamos ao Chiado, que apresenta um ambiente ainda mais sofisticado, ponto de encontro de jovens, artistas e intelectuais, é a zona dos cafés, das escolas de arte, dos teatros e da história viva.



Cascais, antiga e pitoresca vila de pescadores, e o Estoril na sua proximidade, foram durante séculos o retiro de Verão da realeza e nobreza portuguesa, assim como local de eleição para muitos reis e aristocratas europeus exilados durante o Séc. 20.

Desde as suas praias convidativas à prática de esportes náuticos, ao seu riquíssimo património histórico / cultural, à paisagem majestosa do parque natural Sintra - Cascais, às noites animadas, muitas são as opções e oportunidades de divertimento e lazer

Cascais possui cerca de 15 Km de praias, que se iniciam na Praia de Carcavelos, onde termina o estuário do Tejo, passando pela praia da Parede, conhecida pelos efeitos terapêuticos das suas águas ricas em iodo . Na cosmopolita zona do Estoril, se destaca a praia do Tamariz, cercada de magníficos Palacetes.

Sintra
Anualmente visitada por muitos turistas atraídos por suas belezas naturais, monumentos e pela história da vila . Envolta numa neblina característica, é na Serra de Sintra que podemos encontrar o Castelo dos Mouros, construído durante o período de dominação árabe, o Palácio da Pena, o Convento dos Capuchos, o Palácio Nacional de Sintra e o Palácio e Jardins exóticos de Monserrate.
Sintra orgulha-se das suas especialidades gastronómicas, como os pasteis regionais "travesseiros" o Cabrito assado, as famosas queijadas de Sintra, os Pastéis da Pena, as Nozes de Galamares e os Fôfos de Belas. E ainda o vinho da Região demarcada de Colares (Adega Regional de Colares).